Playlists

O que são estas playlists?

Quando passamos as aulas para o ambiente remoto, eu pensei que poderia ser uma boa ideia tocar músicas durante os dois intervalos de 5 minutos que passamos a ter em aula. Obviamente, esta não era uma ideia original. Eu fui especialmente inspirada pelo Robert Moser e o Pat McDonald da UT Austin, que lecionavam cursos online enormes e incríveis sobre política externa americana antes mesmo da pandemia e com quem eu tive o prazer de trabalhar como assistente de ensino por vários semestres durante meu doutorado. A primeira vez em que eu implementei os "intervalos musicais" na minha própria disciplina foi quando eu lecionei Economia Política Internacional para alunos de 2o ano em 2020-1. Na ocasião, eu basicamente toquei músicas com trocadilhos engraçadinhos (ou seja, provalmente apenas bobos). Alguns exemplos: "Money, Money" do Abba ou "Não Quero Dinheiro" do Tim Maia (inclusive, a sequência da letra com "eu só quero amar" é um belo indicador de que devemos estudar os determinantes não-materiais de preferênciais individuais na economia global). Minha canção favorita dessa lista de trocadilhos é "You Can't Always Get What You Want" dos Rolling Stones, que me parece se encaixar muito bem com o dia em que cobrimos o Trilema Impossível (essa música contrasta com "Rolling into Deep" da Adele, já que ela claramente não entende os trade-offs do trilema. Do contrário, ela não cantaria que "we could have had it all".)

Depois, eu lecionei Governança Transnacional em 2020-2 e achei que seria legal pedir aos alunos que recomendassem músicas. Eu iniciei um Google form e os estudantes podiam fazer pedidos anônimos e explicar brevemente porque estavam recomendando determinada canção. As músicas não precisavam ser relacionadas à aula - se eles quisessem pedir uma música apenas porque eles gostavam dela, isso era permitido. Considerando que eu tinha duas turmas de 40 alunos cada, a playlist resultante ficou super eclética. Obviamente, eu também coloquei algumas músicas lá

Este processo me permitiu conhecer mais de rap brasileiro e também novos artistas, como Chloe x Halle. Mas os alunos também gostam de clássicos e, assim, nós escutamos Simon e Garfunkel (porque "The Boxer" era a música favorita da mãe do solicitante) e Bob Dylan (aliás, escutamos "Tangled Up in Blue", que foi um pedido perfeito para o dia em que discutimos parcerias público-privadas na política global e lemos o excelente artigo do Calvin Thrall na IO sobre o Pacto Global das Nações Unidas). Vários pedidos também refletiram o momento pelo qual estávamos passando, como "The Kinds Aren't Alright" do Fall Out Boy e "Figure It Out" do Royal Blood.

Em 2021-1, eu lecionei EPI novamente e me senti ultrapassada quando fui apresentada à artistas como Joji, Khalid e Olivia Rodrigo. Os alunos não decepcionaram em termos de trocadilhos e em pensar em músicas relacionadas ao conteúdo da aula. Aqui, alguns dos meus pedidos favoritos, junto com suas explicações:

Fabulous, do the High School Musical - "Você deve estar se perguntando, uma música da Disney? E a resposta é: sim! Uma música de High School Musical 2, que nos remete à infância e momentos felizes e que, também, retrata a Economia Política Internacional em sua letra, apontando sobre produtos importados ao longo da cadeia de comércio internacional."

9 to 5, da Dolly Parton - "A música representa muito bem o trabalhador e o “American Dream”, que muitas vezes trabalham em multinacionais. Tem tudo a ver com o tema que estamos estudando agora e a música é super animada."

Apologize do Timbaland ft. One RepublicApologize - "A multinacional pro governo depois de ter sido expropriada: "It's too late to apologize""

7 Rings da Ariana Grande - "A música fala de vários gastos da cantora estadunidense. Acredito que deixa a entender que a taxa de juros dos EUA estava baixa na época. A letra: "They say, "Which one?" I say, "Nah, I want all of 'em" me lembra um comprador de casas nos EUA antes da crise de 2008."